Instalando o TeamSpeak 3 (TS3)

10/10/2011 18:52

Download e instalação

Depois que você baixar o arquivo de instalação e o executar, você irá visualizar a janela abaixo, perguntando se deseja prosseguir com a instalação.  Vá para a próxima tela pressionando Next.

 

 Será apresentado para você a licença de uso do programa. Você deverá pressionar o botão I agree ("eu concordo" em inglês) e em seguida pressionar o botão Next, conforme a imagem abaixo.

 

 

Você será perguntado se deseja instalar o TeamSpeak 3 para todos os usuários do seu computador (Install for anyone using this computer) ou se apenas para o seu usuário atual (Install just for me). Selecione uma dessas opções e pressione Next.

 

Na tela seguinte você poderá selecionar uma pasta específica no seu computador para a instalação do programa. Recomendamos que você não altere a pasta padrão do instalador, e simplesmente aperte o botão Next.

 

Em seguida o instalador irá perguntar se você quer salvar a configuração do seu TS3 na sua pasta pessoal do Windows (Recommended: Save in user own files) ou se você deseja salvar a configuração do TeamSpeak 3 na própria pasta de instalação do programa (Save inside the installation folder). O próprio instalador recomenda a primeira opção, para salvar a configuração na sua pasta do Windows, portanto neste guia nós também iremos recomendar essa opção, conforme ilustrado abaixo. Como de costume, pressione Next para continuar.

 

Na tela abaixo você poderá selecionar o nome da pasta que conterá o ícone do TeamSpeak 3 no Menu Iniciar do seu Windows. Recomendamos que você não altere nada aqui e simplesmente pressione Install para iniciar o processo de instalação propriamente dito.

 

 A figura abaixo ilustra o processo de instalação do TeamSpeak 3 já concluído. Quando isso ocorrer, pressione Close para fechar o instalador.

 

 

Configurando o TeamSpeak 3

 Quando o TeamSpeak estiver corretamente instalado no seu computador, e você executá-lo, você verá a interface básica do programa e, acima dela, um guia para configuração do seu TS3. Pressione Next.

 

 A primeira tela do guia de configuração pede para que você informe o apelido que irá utilizar no TeamSpeak 3. Insira-o conforme ilustrado abaixo e pressione Next.

 

A próxima coisa a ser configurada no TS3 é a forma como a sua voz será transmitida pelo programa. Aqui você irá escolher entre duas formas possíveis para você transmitir a sua voz. 

  1. Voice Activation Detection: nessa opção a sua voz será transmitida sempre que algum som alto o suficiente for captado pelo seu microfone. Essa opção é uma boa para quem acha que não terá tempo sequer de pressionar uma tecla específica para transmitir a sua mensagem de voz, mas possui o incoveniente de proporcionar menos privacidade para o jogador (se você chamar um palavrão no meio do jogo, ou se sua mãe começar a esculhambar você perto do computador, tudo isso provavelmente será transmitido para todo o grupo =P); 
  2. Push-To-Talk: optar por esse método significa que a sua voz só será transmitida quando você pressionar um botão escolhido por você, da mesma forma como funciona um walktalk.  Para escolher uma tecla que funcionará como um "transmissor de voz", basta pressionar o botão localizado ao lado dessa opção e em seguida pressionar a tecla desejada. Quando a operação for bem sucedida, você verá a tecla escolhida sendo mostrada no texto do botão pressionado (perceba que na figura abaixo a tecla que escolhi foi o Alt do meu teclado);

 Ao final desse processo, pressione Next.

SE VOCÊ ESCOLHEU A OPÇÃO VOICE ACTIVATION DETECTION, você irá visualizar a tela abaixo, a qual mostrará a intensidade do som que o seu microfone está captando, e permitirá que você configure um limite mínimo de intensidade do som para que o seu microfone seja ativado durante suas conversas no TeamSpeak 3. Você configurará o limite mínimo deslizando a "barrinha" que está marcada em laranja na figura abaixo. Certifique-se que a barrinha está razoavelmente distante da intensidade de som que o seu microfone capta quando você não está falando nada (ruído do ambiente). Em seguida, pressione Next.

 

 

SE VOCÊ ESCOLHEU A OPÇÃO PUSH-TO-TALK, você irá visualizar a tela abaixo, a qual mostrará a intensidade do som que o seu microfone está captando apenas quando você pressionar a tecla escolhida para falar. Verifique se a tecla está funcionando corretamente (caso esteja, uma barra colorida mostrará o som captado pelo seu microfone, conforme ilustrado abaixo). Em seguida, pressione Next.

 

A próxima tela do assistente de configuração irá permitir que você configure teclas (ou combinações de teclas) especiais para emudecer o seu microfone (caso você tenha escolhido a opção Voice Activation Detection) e para emudecer a saída de som do programa (caixa de som, fone de ouvido, etc.). Se você achar necessário, você poderá selecionar teclas de atalho para essas funções clicando nos botões assinalados em laranja na figura abaixo (lembramos mais uma vez que o primeiro botão só aparecerá pra quem selecionou Voice Activation Detection). Em seguida, pressione Next

 O TeamSpeak 3 permite que você selecione plugins para extender as suas próprias funcionalidades. Na tela seguinte do assistente de configuração do TS3 será perguntado se você deseja ativar 2 plugins: o primeiro é ativado através da opção Enable Overlay, e permite que você visualize no jogo que você está jogando uma tela mostrando quem, dentre os usuários conectados no canal da conversa, está falando em um determinado instante (ATUALIZAÇÃO - 22/08/2011: aparentemente o novo sistema anti-hack do servidor está reconhecendo esse plugins do TS3 como uma tentativa de hack, e está aplicando ban de 24h nos jogadores que o estão utilizando, então estamos desaconselhando fortemente o uso deste plugin). A segunda opção de plugin é Enable Volume Control, que permite ao TS3 baixar o volume de outras aplicações quando alguém está falando, o que pode ser útil se os sons do seu jogo costumam ser alto demais e atrapalhar a compreensão daquilo que está sendo dito. Ative os plugins que você achar que serão úteis e, em seguida, pressione Next

 

Finalmente você concluiu a configuração da sua instalação do TeamSpeak 3. Nesta última tela do assistente você poderá marcar opções para abrir o seu bookmarks no TS3, uma lista de servidores públicos e ter instruções sobre como alugar o seu próprio servidor. Recomendamos que você desmarque todas as opções (conforme ilustrado abaixo) e pressione Finish

 Depois que você concluiu todo o processo de configuração do seu TeamSpeak 3, está na hora de você se conectar ao servidor do ts3.megacfbrasil.com. Para isso, vá em Connections -> Connect para que você possa visualizar a tela representada na figura abaixo. Primeiramente, você deverá clicar no botão More para que você possa ter uma visualização mais completa das configurações do servidor.

 Na versão completa da janela de configuração da conexão, você deverá preencher algumas informações, conforme explicado abaixo: 

  • Server Address: o endereço do servidor de TS3 do JØGA-BØNITØ™ na Internet, que é ts3.megacfbrasil.com
  • Nickname: o nome que irá identificar você no programa. Eu particularmente uso o nome do meu personagem principal no WoW, que é "seu nick";
  • Server Password: é a senha do servidor de TS3, que no caso específico do JØGA-BØNITØ™ deve ser deixada em branco;
  • Default Channel: você pode informar o nome do canal que você quer entrar assim que se conectar ao servidor. Digite o nome do nosso canal: "JØGA-BØNITØ™ AuSentesS.";
  • Channel Password: é a senha para poder entrar no canal informado em Default Channel. Se você não sabe, pergunte no chat da guilda.

 Quando você finalizar essa configuração, pressione o botão Connect para se conectar ao servidor.

 

 Quando você conseguir se conectar com sucesso ao nosso servidor de TS3, você visualizará a janela do programa de modo semelhante ao que se encontra na imagem abaixo. Você deverá visualizar o nome de todos os membros que estão conectados ao canal, assim como as sub-salas que ali existem (no nosso caso, "Dungeon 1", "Dungeon 2", "Arena 1" e "Arena 2"). Quando o seu microfone estiver transmitindo, a bolinha azul que fica do lado esquerdo do seu nome ficará acesa. A partir deste ponto você já poderá minimizar a janela do TS (um pequeno ícone do TeamSpeak ficará localizado junto ao relógio do seu Windows), se logar em World of Warcraft e começar a jogar e se comunicar por voz simultaneamente. Um exemplo do que você irá visualizar ao se conectar com sucesso no nosso canal se encontra na figura abaixo.

 

Recomendamos que você utilize a opção "Bookmarks -> Add to bookmarks" após você ter se conectado ao servidor de TS3 pela primeira vez, para salvar as configurações do servidor do JØGA-BØNITØ™ no seu computador, a fim de não ter que digitá-las novamente no futuro. Ao fazer isso, você irá visualizar a tela ilustrada abaixo, contendo basicamente as informações que você inseriu no programa antes de conectar pela primeira vez. Recomendamos que você não altere nada. Se você quiser, você pode marcar a opção "Connect on Startup" (marcada em laranja na figura abaixo) para que sua conexão seja realizada automaticamente assim que você executar o TeamSpeak 3 no seu computador. Por fim, clique em "Ok" para que as configurações do servidor fiquem gravadas no seu computador.

 

Futuramente, quando você desejar se conectar novamente ao servidor (caso você não tenha selecionado a opção "Connect on Startup"), basta acessar a opção "Bookmarks" no menu do TS3 e selecionar o servidor do JØGA-BØNITØ™, conforme ilustrado abaixo.