Os motivados fazem, os desmotivados reclamam !

05/10/2011 18:38

Motivação não é cesta básica, não é festa de final de ano, motivação é uma ciência.

Quanto maior a competitividade, mais feroz é uma economia, mais importância ganha à motivação humana. A motivação faz uma equipe atingir resultados aparentemente inatingíveis. E se a sua equipe fosse pelo menos 30% mais motivada, o que esse aumento significaria para a empresa?

Sabe-se que 85% dos líderes apontam a falta de motivação como o maior desafio a ser superado para a concretização de objetivos. É possível que, momentos, a sua empresa perca mais uma oportunidade, não por falta um produto ou serviço, mas, seguramente, por ausência de motivação. O presidente mundial da Renault, o brasileiro Carlos Ghosn, que tirou a Nissan da falência e é considerado o Henry Ford do século 21, diz o seguinte: ”A única coisa que faz a diferença é a motivação. Se você perder a motivação, aos poucos você perde tudo.”

A vida apresenta um mundo de escolhas e elas passam sempre por duas situações: o bem ou a má. Decidir entre ser positivo ou negativo é determinação de cada ser humano. Os motivados enxergam oportunidades nas dificuldades. Os desmotivados enxergam dificuldades nas oportunidades! O ser humano motivado acredita que, quando responde automaticamente “não dá para comprar isso”, seu cérebro pára de trabalhar. Mas, ao perguntar “o que posso fazer para comprar isso?” , seu cérebro se mantém trabalhando. A mente é como o corpo, se não é usada, enferruja e atrofia.

 

 

Bom gostaria de expressar minha opinião sobre o texto:  Os motivados fazem, os desmotivados reclamam !

 

MINHA OPINIÃO !

Observando que o texto está voltado para o ambiente corporativo ou empresarial, gostaria de expressar minha opinião sobre o mesmo.

A motivação realmente é uma ciência, todavia, cada um têm algo que o motive a alcançar um objetivo.

Vivemos num mundo totalmente competitivo e capitalista e isto gera conseqüentemente, concorrência de mão-de-obra entre as empresas, no entanto, cabe às mesmas reter essas mãos-de-obra qualificadas e oferecer-lhes melhorias e principalmente um plano de estabilidade, tendo em vista o entendimento sobre quais são as perspectivas dos proletariados modernos.

Antigamente o funcionário era oprimido e se sujeitava totalmente às imposições da empresa. Hoje, o funcionário é o coração da empresa, são os braços do empresário, são eles que fazem acontecer, ou seja, sem funcionário...

Atualmente, o funcionário busca estabilidade, um salário compatível com a sua função e também compatível com o mercado, um bom plano de saúde onde tenha facilidade e pronto atendimento em quaisquer exames que venha realizar e o mais importante de tudo, a empresa deve oferecer um plano de carreira que realmente funciona.

Conclusão, todo funcionário é motivado, todo ser humano é motivado, no entanto, em dados momentos em que fatores externos incidem negativamente sobre esse conceito, há uma forte tendência a sofrer uma queda tanto em sua motivação quanto em sua auto-estima.

Sendo assim, acredito que a pergunta correta é?

O que a empresa tem feito para motivar os funcionários?

Quais são as estratégias que estão sendo aplicadas pela empresa para alcançar essa meta? (Porque se não é meta, é certo que deveria ser!)

A concorrência é de fato um agente causador da ROTATIVIDADE nas empresas. Mas ROTATIVIDADE nem sempre está relacionado ao desenvolvimento econômico ou ao crescimento empresarial.

 

Obrigado.

 

André Luiz